PT        EN
logo Minit�rio de Minas e Energia
logo Eletrobras

Potencial Eólico - Atlas do Potencial Eólico Brasileiro

Última modificação: 01.12.2015
Mapa de velocidade média anual a 50 metros de altura no Brasil
Mapa temático de velocidade média anual de vento a 50 m de altura

O Atlas do Potencial Eólico Brasileiro cobre todo o território nacional. Seu objetivo é fornecer informações para capacitar tomadores de decisão na identificação de áreas adequadas para aproveitamentos eólio-elétricos.

No mundo, a geração eólio-elétrica expandiu-se de forma acelerada ao longo da última década, atingindo a escala de gigawatts. Um dos fatores limitantes para empreendimentos eólicos tem sido a falta de dados consistentes e confiáveis. Uma parte significativa dos registros anemométricos disponíveis pode ser mascarada por influências aerodinâmicas de obstáculos, relevo e rugosidade. A disponibilidade de dados representativos é importante no caso brasileiro, que ainda não explorou esse recurso abundante e renovável de forma expressiva.

O Atlas do Potencial Eólico Brasileiro apresenta mapas temáticos dos regimes médios de vento (velocidade, direções predominantes e parâmetros estatísticos de Weibull) e fluxos de potência eólica na altura de 50m, na resolução horizontal de 1km x 1km, para todo o País.

 

Base de dados de Vento

O programa consulta dados oriundos do Atlas do Potencial Eólico Brasileiro. Os parâmetros disponibilizados na consulta são: velocidade média sazonal do vento em m/s, fatores C e K da distribuição de Weibull sazonal do vento consolidados a 50m de altura com resolução de 1km x 1km. Este programa possibilita a visualização de dados de vento de pontos próximos da coordenada geográfica inserida pelo usuário.

Outro repositório de dados de vento disponível para consulta é o projeto SWERA (Solar and Wind Energy Resource Assessment). O SWERA fornece fácil acesso a informações e dados alta qualidade de recursos energéticos renováveis para usuários ao redor do mundo. O objetivo é ajudar a facilitar a tomada de decisão sobre políticas e investimentos em energias revováveis, tornando disponível gratuitamente informações de alta qualidade a grupos de agentes chave. Produtos SWERA incluem Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e séries de dados temporais, junto com links para ferramentas de otimização de energia necessárias para aplicação desses dados. Esses produtos estão sendo oferecidos por um time de especialistas internacionais e seus parceiros no país. O serviço de visualização e consulta geográfica está disponível em: https://maps.nrel.gov/swera/.

Busca por Coordenada

Desenvolvedores: Bruno Montezano e Sérgio Melo.

A consulta dos dados é realizada a partir da coordenada geográfica (latitude e longitude) do ponto de interesse. O formato númerico de entrada da coordenada geográfica pode ser feita em graus decimais (00.00°) ou graus, minutos e segundos (00°00'00"), conforme a opção selecionada formulário.

Os valores válidos de latitude devem estar na faixa de 12° Norte e 40° Sul e de longitude na faixa de 30° Oeste e 80° Oeste.

Coordenada Geográfica


 °   '   "
    
 °   '   " Oeste

graus decimais (00.00°)
graus, minutos e segundos (00°00'00")
Em caso de dúvida entre em contato conosco.

CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito / CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Av. Horácio Macedo, 354 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP 21941-911
Tel: 55 (21) 2598-6174 / 2598-6187 - Fax: 55 (21) 2280-3537 - E-mail:
(Atendimento de segunda à sexta, das 8:00 às 16:30)

Arte e Desenvolvimento Web: Bruno Montezano, 2014