PT        EN
logo Minit�rio de Minas e Energia
logo Eletrobras

Agenda

O CRESESB apresenta uma relação dos próximos eventos que serão realizados na área das energias solar e eólica no Brasil e no exterior.

Este banco de dados é feito com base em informações fornecidas pelas próprias empresas patrocinadoras, sendo delas a responsabilidade pela programação dos eventos. 


Resultados 6 (Tempo de Busca: 0.035 segundos)

» 2018

Agosto - 2018

» Curso Energia Eolar: Sistemas Conectados à Rede - Integrador (Teórico + Prático)

20 a 24 de Agosto de 2018 - Sede da NeoSolar - Rua Coronel Paulino Carlos, 176 - Paraíso, São Paulo, SP

O curso sistemas conectados à rede - integrador é completo e tem como objetivo preparar profissionais de alto nível, abrangendo todos os detalhes que devem ser considerados em uma instalação, do dimensionamento ao comissionamento e manutenção periódica. As aulas práticas proporcionam aos alunos a oportunidade de conhecer os equipamentos e fazer instalações de porte reduzido mas que reproduzem o dia a dia de uma instalação de energia solar. Tem duração de cinco dias e é recomendado para profissionais da área solar, instaladores, eletricistas, técnicos, revendedores, empreendedores e empresários.

Neste curso é necessário que o aluno possua conhecimentos básicos em eletricidade. E para um melhor acompanhamento e desenvolvimento, que possua também habilidades de manusear ferramentas e equipamentos em geral.

» Curso Energia Solar: Bombeamento de Água

31 de Agosto de 2018 - Sede da NeoSolar - Rua Coronel Paulino Carlos, 176 - Paraíso, São Paulo, SP

O Curso de bombeamento de água apresenta de uma maneira definitiva as mais modernas tecnologias e soluções disponíveis atualmente para bombeamento de água usando energia solar, uma fonte limpa e renovável que pode ser aplicada em qualquer local, mesmo sem acesso à rede elétrica. Tem duração de um dia e é recomendado para agrônomos, técnicos agrícolas, engenheiros, arquitetos, eletricistas, revendedores, empreendedores, empresários.

» Escola Internacional de Energia Solar 2018 / 2018 International School on Solar Energy

31 e 1 a 3 de Agosto de 2018 - Auditório da Faculdade de Tecnologia - FT - Universidade de Brasília - UnB Brasília - DF

A 3ª edição da Escola Internacional de Energia Solar – ISSE 2018 – é uma ótima oportunidade para estudantes de engenharia e profissionais interessados em compreender melhor a conversão de radiação solar em energia elétrica limpa e ambientalmente correta. Palestrantes reconhecidos internacionalmente vão apresentar diferentes aspectos do desenvolvimento da energia solar no Brasil e no mundo. Além disso, diversas oficinas vão ser oferecidas para uma aprendizagem na prática.

Serão oferecidas palestras sobre o panorama mundial e brasileiro da energia solar, tecnologias fotovoltaica e CSP, estudo de caso internacional sobre o impacto das fontes renováveis na rede elétrica, entre outros. Também serão realizadas oficinas que tratarão de diversos temas, entre eles: aspectos práticos de sistemas fotovoltaicos, prospecção tecnológica, instrumentação solarimétrica, projeto de micro e mini GD, planejamento e engenharia de usina.

Mais informações acompanhe-nos nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/isse.unb

Instagram: https://www.instagram.com/isse.unb

Web: http://www.isse.unb.br/index.php

Informações:

Programação

Terça-feira, 31.07.2018

08:30 - 09:30 Credenciamento

09:30 - 10:00 Abertura

10:00 - 12:00 Palestra 1: Panorama Mundial: Desafios e Oportunidades (Canadian Solar)

12:00 - 14:00 Almoço e networking

14:00 - 16:00 Oficinas

16:00 - 16:30 Coffee break e networking

16:30 - 18:00 Oficinas

 

 

Quarta-feira, 01.08.2018

08:30 - 10:00 Palestra 2: Materiais alternativos ao Silício na fabricação de células solares (UnB)

10:00 - 10:30 Café e networking

10:30 - 12:00 Palestra 3: Inserção de Energia Heliotérmica no Cenário Energético Nacional (USP)

12:00 - 14:00 Almoço e networking 

14:00 - 16:00 Oficinas

16:00 - 16:30 Café e networking 

16:30 - 18:00 Oficinas

  

Quinta-feira, 02.08.2018

08:30 - 10:00 Palestra 4: Armazenamento Aplicado à Energia Solar – estudo de caso (AES Tietê)

10:00 - 10:30 Café e networking

10:30 - 12:00 Palestra 5: Experiência Internacional de Inserção de Fontes Renováveis no Sistema Italiano (CESI)

12:00 - 14:00 Almoço e networking 

14:00 - 16:00 Oficinas

16:00 - 16:30 Café e networking 

16:30 - 18:00 Oficinas

 

Sexta-feira, 03.08.2018

08:30 - 10:00 Palestra 6: Perspectivas para o Mercado Fotovoltaico no Brasil (ABSOLAR)

10:00 - 10:30 Café e networking

10:30 - 12:00 Palestra 7: Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Solar no Brasil (ANEEL)

12:00 - 12:30 Encerramento

 

 

 

Oficinas: 

Instrumentação para Recurso Solar (Campbell Scientific): Aprenda as funcionalidades e características dos instrumentos de medição de estações meteorológicas, aplicadas a sistemas solares.

PV na Prática: Sistemas on-grid (SENAI Taguatinga): Tem como objetivo ensinar sobre a legislação e modalidades de sistemas fotovoltaicos. O curso falará sobre a NTD 6.09 (CEB) e, ainda, abordará montagem de String-Box, um elemento muito importante na proteção de sistemas fotovoltaicos. Inclui visita técnica à Casa Solar do SENAI.

Prospecção Tecnológica para Energia Solar (CGEE): Dra. Ceres Cavalcanti abordará as linhas de pesquisa em energia solar que deverão ser estudadas nos próximos anos, para a modernização do sistema elétrico brasileiro.

Inversores (Fronius): O inversor é um dos principais elementos em um sistema fotovoltaico. Ele é o responsável por converter a energia CC em CA e, no caso de sistemas on-grid, injetá-la na rede elétrica. Aprenda mais sobre funcionalidades e características de inversores nessa oficina.

Aspectos Regulatórios Aplicados a Energia Solar (ANEEL): Essa oficina busca apresentar, analisar e discutir os marcos regulatórios voltados para microgeração e minigeração distribuída e para o registro e outorga de plantas solares. Será igualmente apresentado o processo para a realização do leilão de energia solar e os resultados recentes.

Usina Fotovoltaica Jaíba Solar: Planejamento e Engenharia (UnB): Tem o objetivo de apresentar os aspectos de engenharia relacionados à Usinas Solares Fotovoltaicas, contribuindo para o entendimento das tecnologias envolvidas, dos aspectos de projeto e da inserção no sistema. Para isso, a Usina Fotovoltaica Jaíba Solar foi utilizada como estudo de caso.

Projetos de Geração Distribuída Fotovoltaica (UnB): Entenda as etapas para elaboração de um projeto de viabilidade técnica e econômica de geração distribuída fotovoltaica. No final, serão vistos exemplos práticos de estudos de casos.

 

Palestras:

Panorama Mundial: Desafios e Oportunidades - Thais Lauand (Canadian Solar): Será apresentada a situação atual do mercado de Energia Fotovoltaica no mundo, assim como os desafios que vem enfrentando e as oportunidades encontradas.

Materiais alternativos ao Silício na fabricação de células solares - Artemis Marti Ceschin (Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB): A Professora Artemis Ceschin, da UnB, irá mostrar novos materiais que poderão ser viáveis para a conversão fotovoltaica, fazendo um balanço de prós e contras para cada material estudado.

Inserção de Energia Heliotérmica no Cenário Energético Nacional - Celso Eduardo Lins Oliveira (Professor da USP): Nesta palestra, serão abordadas diferentes tecnologias e os potenciais para a inserção no Brasil das usinas térmicas de concentração solar. Será ministrada pelo professor Celso Lins, da USP.

Armazenamento Aplicado à Energia Solar – estudo de caso - AES Tietê: A AES Tietê apresentará estudos de caso de utilização de sistemas de armazenamento para compensar a intermitência da geração solar fotovoltaica.

Experiência Internacional de Inserção de Fontes Renováveis no Sistema Italiano - Marco Nicolas (CESI - Centro Elettrotecnico Sperimentale Italiano Giacinto Motta): O palestrante Marco Nicolas, pertencente ao CESI GROUP, apresentará a experiência italiana com energia fotovoltaica. Alguns dos temas abordados nessa palestra são: impacto no sistema; rede e impactos locais; soluções possíveis; situação na Itália; como lidar com eventos excepcionais: eclipse solar.

Perspectivas para o Mercado Fotovoltaico no Brasil - Rodrigo Sauaia (Presidente da ABSOLAR): A empresa ABSOLAR irá apresentar o desenvolvimento atual e as expectativas para o mercado fotovoltaico brasileiro e, assim, mostrar oportunidades e desafios específicos desse mercado.

Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Solar no Brasil - Ailson Barbosa (Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL): O Superintendente de Pesquisa da ANEEL, Ailson Barbosa, apresentará as principais pesquisas brasileiras na área de energia solar, com base nos trabalhos realizados nas Chamadas Estratégicas da ANEEL, tanto fotovoltaica quanto heliotérmica.

Setembro - 2018

» XICBPE Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

11 a 14 de Setembro de 2018 - Cuiabá - MT
Tel: (19) 3521-1718 / 3521-1267
E-mail: http://brandini@nipe.unicamp.br
Website: http://www.nipe.unicamp.br

» Sistemas Isolados (off-grid), Autônomos e Híbridos - Rio de Janeiro

13 a 14 de Setembro de 2018 - Universidade Veiga de Almeida - Rua Ibituruna, 108 - Maracanã, Rio de Janeiro, RJ

Este curso de Sistemas Fotovoltaicos com Baterias e Híbridos é uma versão completa e compacta que apresenta dos fundamentos ao dimensionamento dos vários componentes, arquiteturas de sistemas, normas, regulamentações, aspectos comerciais e aplicações para sistemas fotovoltaicos com Bateria. Além disso, o curso abrange aplicações em locais com ou sem energia, telecomunicações, iluminação, bombeamento de água, segurança, acesso à energia, sistemas híbridos com geradores e como backup em sistemas conectados à rede.

» Curso Energia Eolar: Sistemas Conectados à Rede - Integrador (Teórico + Prático)

24 a 28 de Setembro de 2018 - Sede da NeoSolar - Rua Coronel Paulino Carlos, 176 - Paraíso, São Paulo, SP

O curso sistemas conectados à rede - integrador é completo e tem como objetivo preparar profissionais de alto nível, abrangendo todos os detalhes que devem ser considerados em uma instalação, do dimensionamento ao comissionamento e manutenção periódica. As aulas práticas proporcionam aos alunos a oportunidade de conhecer os equipamentos e fazer instalações de porte reduzido mas que reproduzem o dia a dia de uma instalação de energia solar. Tem duração de cinco dias e é recomendado para profissionais da área solar, instaladores, eletricistas, técnicos, revendedores, empreendedores e empresários.

Neste curso é necessário que o aluno possua conhecimentos básicos em eletricidade. E para um melhor acompanhamento e desenvolvimento, que possua também habilidades de manusear ferramentas e equipamentos em geral.

CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito / CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Av. Horácio Macedo, 354 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP 21941-911
Tel: 55 (21) 2598-6174 / 2598-6187 - Fax: 55 (21) 2280-3537 - E-mail:
(Atendimento de segunda à sexta, das 8:00 às 16:30)

Arte e Desenvolvimento Web: Bruno Montezano, 2014