PT        EN
logo Minit�rio de Minas e Energia
logo Eletrobras

5. Centro de Demonstração do SENAI de Taguatinga - DF

Última modificação: 15.01.2013

Texto adaptado de Galdino et al. (2010).

O Centro de Demonstração do SENAI-DF é localizado em uma edificação projetada e construída especificamente para este fim, no SENAI de Taguatinga (Fig. 1). Tal edificação tem dois pavimentos e área construída de cerca de 124m2. Possui um auditório, copa/cozinha, banheiro, recepção e uma área específica para instalação dos equipamentos elétricos do sistema solar fotovoltaico possibilitando a visualização dos equipamentos e facilitando sua manutenção (veja as vistas do projeto arquitetônico na Fig. 2). A edificação é alimentada por um sistema fotovoltaico de conversão de energia. O aquecimento d’água para banheiro/cozinha é efetuado por um sistema solar térmico, enquanto que o bombeamento d’água é feito por um sistema fotovoltaico autônomo. As configurações são as apresentadas na Tab. 1.

Centro de Demonstração do SENAI de Taguatinga - DF

Figura 1 - Centro de Demonstração do SENAI de Taguatinga - DF

Tabela 1 - Características dos sistemas do Centro de Demonstração do SENAI - DF.
Sistema elétrico Radiação solar 4,40 kWh/m2.dia
Consumo diário 3,5 kWh/dia
Tensão do sistema 48 Vcc
Painel Fotovoltaico 1560 Wp (4s * 3p * 130 Wp)
Banco de Baterias 32,64 kWh (4s * 4p * 170 Ah @C20)
Aquecimento de água Reservatório térmico 200 L
Coletor térmico 1 m2
Bombeamento d’água Consumo diário 600 L/dia
Painel fotovoltaico 54 Wp
Moto-bomba 12 Vcc, de superfície, tipo diafragma

O valor da irradiação solar que foi adotado da Tab. 4 refere-se ao menor índice médio mensal na cidade de Taguatinga-DF, segundo o Atlas Solarimétrico do Brasil (UFPE,2000).

Centro de Demonstração do SENAI de Taguatinga - DF

Figura 2 - Vistas do projeto arquitetônico da edificação do Centro de Demontração de Taguatinga (DF).

Semelhantemente ao Projeto do Centro de Demonstração do SENAI-MA, o Centro de Demonstração do SENAI-DF contará com um sistema de monitoramento das grandezas elétricas de todo o sistema fotovoltaico. O sistema de aquisição disporá de um quadro de controle permitindo a visualização do estado de todas as cargas elétricas, bem como o acionamento remoto das mesmas (Figura 3). As medições realizadas serão transmitidas via rede wireless a um computador no prédio do SENAI-DF, onde serão armazenadas a cada segundo. Um computador tipo notebook no interior da casa permitirá aos visitantes o acesso aos dados.

Sistema Autônomo Fotvoltaico do SENAI - DF

Figura 3 - Fotos dos componentes do sistema solar fotovoltaico.

O Centro ira efetuar visitas programadas, tendo como público-alvo estudantes e professores dos níveis médio e superior. Também atenderá ao público leigo em geral. O SENAI–DF prevê ainda a utilização deste centro para formação de profissionais em energias renováveis.

Para demonstrações externas às instalações, o SENAI–DF contará com 3 Kits Móveis: kit de conversão de energia, kit de bombeamento d’água e kit de informática.

Referências

Galdino, M.A. et al, 2010, "Criação de Quatro Centros de Demonstração de Energias Renováveis em diferentes regiões do país". In: Congresso brasileiro de Energia Solar, 3.,  Belém, Set.

UFPE, 2000. Atlas Solarimétrico do Brasil: Banco de Dados Terrestres. 1ª ed. Recife, Ed. Universitária da UFPE. ISBN 85-7315-142-0.

Página 5/10
 

CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito / CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Av. Horácio Macedo, 354 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP 21941-911
Tel: 55 (21) 2598-6174 / 2598-6187 - Fax: 55 (21) 2280-3537 - E-mail:
(Atendimento de segunda à sexta, das 8:00 às 16:30)

Arte e Desenvolvimento Web: Bruno Montezano, 2014