PT        EN
logo Minit�rio de Minas e Energia
logo Eletrobras

Proposta de Iniciativa de Transformação do Mercado Fotovoltaico (ITMFV)  (1998)

Proposta de Iniciativa de Transformação do Mercado Fotovoltaico

O objetivo da Iniciativa de Transformação do Mercado Fotovoltaico (ITMFV) é acelerar significativamente a comercialização, penetração de mercado e viabilidade financeira da tecnologia fotovoltaica (FV) no mundo em desenvolvimento, e abrir uma janela para promover o uso em larga escala da energia solar fotovoltaica, como uma das melhores perspectivas para um futuro energético de baixo teor de carbono. A ITMFV será constituída de um fundo total de aproximadamente $60 milhões fornecidos pela Global Environment Facility (GEF), com subvenções de $5-20 milhões para cada uma de três a seis companhias ou consórcios que apresentem propostas mais inovativas, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia FV e expandir aplicações comerciais no mundo em desenvolvimento. Esta iniciativa é fundamentalmente diferente de um programa planejado e desenvolvido por um doador, uma vez que a inovação e atividade principais virão do setor privado. As subvenções do programa deverão ser utilizadas na abordagem de obstáculos e oportunidades em três áreas-chave: desenvolvimento de mercado, produção, e parcerias entre nações.

O programa, sujeito à aprovação da administração, deverá ser administrado pela International Finance Corporation (IFC), afiliada do setor privado do Banco Mundial. A administração através da IFC dará maior rapidez e flexibilidade na implementação, aumentará a alavancagem potencial, e criará um movimento na direção de linha de financiamento pelo setor privado como um todo, na IFC e outros. A fim de evitar exclusão inadvertida de abordagens inovadoras potenciais e conceder tempo suficiente para os acertos comerciais necessários, um "aviso antecipado de oportunidade" (AAO) em linhas gerais será publicado, delineando a estrutura do programa e fornecendo uma oportunidade para troca de informação. Este AAO será acompanhado por uma assistência financeira, técnica e de planejamento comercial limitada, para facilitar a preparação de propostas e assegurar a participação de todas as entidades interessadas e capacitadas dos países em desenvolvimento.

CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito / CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Av. Horácio Macedo, 354 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP 21941-911
Tel: 55 (21) 2598-6174 / 2598-6187 - Fax: 55 (21) 2280-3537 - E-mail:
(Atendimento de segunda à sexta, das 8:00 às 16:30)

Arte e Desenvolvimento Web: Bruno Montezano, 2014