PT        EN
logo Minit�rio de Minas e Energia
logo Eletrobras

Economia Solar Global  (2002)

"Put your face to the sun and you will leave the shadows behind you"
Hermann Scheer em visita a Casa Solar Eficiente, 5 de fevereiro de 2002

Economia Solar Global

A economia mundial baseia-se em recursos energéticos não renováveis, como o carvão, o petróleo, o gás e o urânio, cuja utilização tem conseqüências catastróficas para o homem e para o ambiente. A solução para enfrentar a acelerada extinção dos recursos do planeta é substituir as energias não renováveis por outras que não se esgotem, como a solar ou a eólica. Em seu rigoroso e comprometido ensaio, Hermann Scheer estabelece, de forma apaixonada, uma mudança estratégica factível e defende que a formidável central térmica do cosmos poderia atender a todas as necessidades energéticas da humanidade. Scheer, "o apóstolo do sol", percebe as bases tecnológicas, ecológicas, sociais e políticas para a implantação de uma economia mundial de menor impacto ambiental.  

"O caminho das energias renováveis e o abandono das energias atômica e fóssil representam uma absoluta necessidade social. Esta é verdadeiramente a questão central de todo o século XXI", aponta o autor nesta obra, verdadeira Bíblia da ecologia moderna, que tem sido traduzida para vários idiomas e está em vias de transformar-se em um dos livros chave do novo milênio.  

O CRESESB, com suporte de recursos do CEPEL, ELETROBRÁS e Ministério de Minas e Energia, orgulha-se de trazer para o público brasileiro mais um livro com as idéias do Dr. Hermann Scheer. Espera desta forma contribuir para o debate sobre as questões energéticas do Século XXI.

foto_hermann hermann

O sociólogo e economista Hermann Scheer (1944-2010) foi presidente da Eurosolar, a Associação Européia de Energia Solar, que possui mais de vinte mil sócios em todo o mundo e tem como objetivo substituir as energias nucleares e fósseis pelas renováveis. Influente deputado pelo Partido Social Democrata do Parlamento Alemão, foi premiado em várias ocasiões pelo seu trabalho investigativo em energias recicláveis tendo recebido, em 1999, o Prêmio Nobel Alternativo. Scheer foi editor da revista Solarzeitalter (Época Solar) e autor de numerosas obras de divulgação ecológica que têm sido traduzidas em diversos idiomas.

"Fico satisfeito que Hermann Scheer tenha recebido o Prêmio Nobel Alternativo. Economia Solar Global é um livro de grande importância."
GÜNTER GRASS


sumário

Como obter as publicações do CRESESB?

 

CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito / CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Av. Horácio Macedo, 354 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP 21941-911
Tel: 55 (21) 2598-6174 / 2598-6187 - Fax: 55 (21) 2280-3537 - E-mail:
(Atendimento de segunda à sexta, das 8:00 às 16:30)

Arte e Desenvolvimento Web: Bruno Montezano, 2014