Notícias
» Projeto de microgeração em equipamentos de academia é autorizado pela Aneel
Um projeto inovador de geração de energia a partir do uso de esteiras e bicicletas ergométricas nas academias de rua da prefeitura do Rio de Janeiro recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica para enquadramento nas regras para micro e minigeração distribuída. A proposta da empresa Adabilu Eventos, parceira da prefeitura, prevê a adaptação dos equipamentos destinados à atividade física para gerar energia a partir da força humana.
O objetivo é abastecer parte dos prédios públicos da capital fluminense, o que deve resultar em economia na conta do município com a Light. A Adabilu terá de apresentar em 180 dias um relatório com informações sobre o desempenho do projeto para futura avaliação da Aneel.
A micro e a minigeração distribuída foram regulamentadas pela agência reguladora por meio da Resolução Normativa 482, que prevê, a princípio, a inclusão de projetos de fontes renováveis como eólica, solar, hídrica, biomassa e cogeração de energia. Nada impede, porém, que outros tipos de iniciativa possam ser enquadrados na norma. Experiência desse tipo já existe na Inglaterra. A intenção da Aneel é abrir audiência pública de revisão da 482 no primeiro semestre do ano que vem, para incluir novas fontes.