Dados de vento
O Atlas do Potencial Eólico Brasileiro é resultado de um trabalho compreensivo de mapeamento do recurso eólico brasileiro usando o modelo de simulação atmosférica de mesoescala MesoMap e séries históricas de dados de reanálise (dados atmosféricos em base global). O altas foi elaborado em 2001 pela empresa Camargo Schubert Engenharia Eólica, representante da AWS Truepower no Brasil, com a coordenação do CEPEL. Os resultados dessas simulações são apresentados em mapas temáticos, que representam os valores médios de vento (velocidade, direções predominantes e parâmetros estatísticos de Weibull) e fluxos de potência eólica na altura de 50m, na resolução horizontal de 1km x 1km, para todo o Brasil. Os mapas regionais de velocidade média anual do vento e direção predominante em formato geocode KML estão disponíveis gratuitamente para download. Mais informações...
O Cresesb disponibiliza o serviço web de consulta de dados do Atlas do Potencial Eólico Brasileiro por coordenadas geográficas. O serviço web retorna dados de vento do ponto mais próximo da coordenada geográfica inserida pelo usuário. Os parâmetros disponibilizados na consulta são: velocidade média sazonal do vento em m/s, fatores C e K da distribuição de Weibull sazonal do vento consolidados a 50m de altura com resolução de 1km x 1km.
Outro repositório de dados de vento disponível para consulta é o projeto SWERA (Solar and Wind Energy Resource Assessment). O SWERA fornece fácil acesso a informações e dados alta qualidade de recursos energéticos renováveis para usuários ao redor do mundo. O objetivo é ajudar a facilitar a tomada de decisão sobre políticas e investimentos em energias renováveis, tornando disponível gratuitamente informações de alta qualidade a grupos de agentes chave. Produtos SWERA incluem Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e séries de dados temporais, junto com links para ferramentas de otimização de energia necessárias para aplicação desses dados. Esses produtos estão sendo oferecidos por um time de especialistas internacionais e seus parceiros no país. O serviço de visualização e consulta geográfica está disponível em: http://maps.nrel.gov/SWERA.
Dados de sol
O serviço web SunData é baseado no banco de dados Valores Medios de Irradiacion Solar Sobre Suelo Horizontal do Centro de Estudos de la Energia Solar (CENSOLAR, 1993) contendo valores de irradiação solar diária média mensal no plano horizontal para cerca de 350 pontos no Brasil e em países limítrofes. O SunData destina-se ao cálculo da irradiação solar diária média mensal no plano inclinado em qualquer ponto do território nacional e constitui-se em uma ferramenta de apoio ao dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.
O Atlas Solarimétrico do Brasil é resultado de um trabalho compreensivo de mapeamento do recurso solar nacional por meio da consolidação de dados solarimétricos medidos em estações terrestre, localizadas no território brasileiro e disponíveis até aquele momento. O estudo foi desenvolvido através do convênio FADE-UFPE/CEPEL e lançado em 2000. O Cresesb é o responsável pela publicação e distribuição do Atlas Solarimétrico do Brasil, que está disponível para download no formato PDF assim como a Base de Dados Solarimétrico (arq. access) e Aplicativos de análise.
Atlas Brasileiro de Energia Solar - 2a Edição - Após mais de 10 anos de sua primeira edição, o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do seu Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN), tem a satisfação de publicar a segunda edição, ampliada e revisada, do Atlas Brasileiro de Energia Solar. Trata‐se de um exemplo de trabalho cooperativo entre o INPE e pesquisadores de várias instituições no Brasil: a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A publicação em formato PDF e a base de dados utilizada em formato geocode SHP (shapefile) estão disponíveis publicamente em: http://labren.ccst.inpe.br/atlas_2017.html.
Estações climatológicas
A rede SONDA de dados nasceu de um projeto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para implementação de infra-estrutura física e de recursos humanos destinada a levantar e melhorar a base de dados dos recursos de energia solar e eólica no Brasil. O SONDA disponibiliza dados ambientais e anemométricos medidos em estações terrestres, disponíveis em: http://sonda.ccst.inpe.br/basedados/index.html.
O BDMEP é um banco de dados para apoiar as atividades de ensino e pesquisa e outras aplicações em meteorologia, hidrologia, recursos hídricos, saúde pública, meio ambiente, etc. O Banco abriga dados meteorológicos diários em forma digital, referentes a séries históricas da rede de estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) (291 estações meteorológicas convencionais) num total de cerca de 3 milhões de informações, referentes às medições diárias, de acordo com as normas técnicas internacionais da Organização Meteorológica Mundial. Para acessar o BDMEP é preciso fazer um cadastro.
Dados comerciais
Algumas empresas que comercializam dados de vento e sol são: