PT        EN
logo Minit�rio de Minas e Energia
logo Eletrobras

1. Centros de Demonstração do SENAI

Última modificação: 15.01.2013

Texto adaptado de Galdino et al. (2010).

Dentro das atribuições do CRESESB destaca-se a divulgação e disseminação das energias renováveis no Brasil. Para isso, conta com a Casa Solar, um centro de demonstração em operação há mais de 10 anos, tendo recebido milhares de visitantes, sediado inúmeros cursos, além de proporcionado considerável repercussão na mídia (Galdino, 2007).

De forma a replicar esta experiência bem-sucedida, o CRESESB, através do CEPEL e com apoio do Ministério de Minas e Energia - MME, firmou convênio com o SENAI visando a implantação de outros 4 Centros de Demonstração de Energias Renováveis, nas Regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país.

O SENAI, sendo uma instituição de ensino técnico de excelência com unidades espalhadas em todo o território nacional, constitui-se em um valioso instrumento para viabilização destes centros.

Além da demonstração e divulgação das tecnologias, a principal intenção subjacente é de que tais centros sejam utilizados para cursos e treinamento de pessoal, atividade em que a competência do SENAI é amplamente reconhecida, em tecnologia solar fotovoltaica, formando pessoal habilitado à instalação e manutenção de tais sistemas, atendendo a demandas de pessoal, como, por exemplo, a prevista no Programa Luz para Todos (LpT).

Os sistemas autônomos fotovoltaicos instalados foram dimensionados usando a metodologia simplificada do Manual de Engenharia do CEPEL (CRESESB, 2004), e considerando a radiação solar do pior mês do local onde os sistemas serão instalados de acordo com o Atlas Solarimétrico do Brasil (UFPE, 2000). Para os equipamentos e componentes dos sistemas fotovoltaico e térmico foi exigido o selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO (INMETRO, 2009).

Os centros estão localizados nas cidades de São Luís-MA, Manaus-AM, Curitba–PR e Taguatinga-DF, associados às unidades do SENAI existentes nestas localidades, e têm características diferenciadas, conforme ilustrado na Figura 1. Os centros serão ainda dotados de “kits móveis” para diversas finalidades, destinados a demonstrações em escolas, feiras ou eventos em geral.

Barco Escola Samaúma (AM) Senai Taguatinga (DF)
Senai São Luís (MA) Projeto Solaris Senai-Curitiba (PR)
Figura 1 - Fotos das unidades de Demonstraçao do Senai de Manaus (AM), Taguatinga (DF), São Luís (MA) e Curitiba (PR), respectivamente.

Centros de Demonstração

Centro de Demonstrão do SENAI-MAO Centro de Demonstração do SENAI-MA está localizado em uma edificação projetada e construída especificamente para este fim, no Centro de Educação Tecnológica e Ações Móveis - CETAM, Distrito Industrial de São Luís. Tal edificação, com área de cerca de 100m2, é semelhante a uma edificação residencial convencional e é alimentada por um sistema autônomo híbrido fotovoltaico-eólico de geração elétrica. Unidade de Demonstração Rodoviária do SENAI de Curitiba – PRO Centro de Demonstração do SENAI de Curitiba é uma unidade móvel rodoviária, montada em um veículo tipo furgão. Esta viatura é utilizada em demonstrações itinerantes no interior do Estado do Paraná e conta com a fixação dos módulos fotovoltaicos no teto do veículo e uma adaptação de uma sala de estar no interior do mesmo.
Unidade de Demonstração Fluvial do SENAI de Manaus – AMO Centro de Demonstração do SENAI de Manaus–AM está instalado na unidade móvel fluvial utilizada pelo SENAI pra cursos itinerantes ao longo dos rios da Região Norte. O sistema fotovoltaico está montado em um laboratório localizado no segundo convés da embarcação, sendo que o painel fotovoltaico está instalado sobre a cobertura, em uma estrutura móvel, permitindo ajuste manual de inclinação e orientação de acordo com as condições do município onde a embarcação estiver fundeada, de forma a otimizar a conversão de energia. Centro de Demonstração do SENAI de Taguatinga - DFO Centro de Demonstração do SENAI-DF é localizado em uma edificação projetada e construída especificamente para este fim, no SENAI de Taguatinga. Tal edificação tem dois pavimentos e área construída de cerca de 124m2. A edificação é alimentada por um sistema fotovoltaico de conversão de energia. O aquecimento d’água para banheiro/cozinha é efetuado por um sistema solar térmico, enquanto que o bombeamento d’água é feito por um sistema fotovoltaico autônomo.

Kits Móveis

Onze kits móveis foram desenvolvidos e distribuidos entre os 4 centros, para várias atividades tais como exercícios práticos de montagem ou manutenção de sistemas e demonstrações em escolas, feiras e eventos. Os kits foram acondicionados em caixas robustas dotadas de rodízios (cases), permitindo o fácil transporte. Foram desenvolvidos kits para bombeamento d’água, conversão de energia, rádio transceptor e de informática. Para o caso específico do Centro de Demonstração do SENAI-PR foi feito um kit de demonstração de sistema de aquecimento solar. Os kits foram dimensionados considerando uma irradiação solar de 4,0kWh/m2.dia, exceto o do SENAI-DF (kit de informática), que usou 4,4kWh/m2.dia.

Kit móvel de bombeamento de águaO Kit móvel de bombeamento d’água é composto por dois tanques transparentes permitindo fácil visualização dos seus componentes além dos módulos fotovoltaicos e a bomba de superfície. Kit móvel de conversão de energia elétricaO Kit móvel de conversão de energia elétrica apresenta inversores para a disponibilização de corrente alternada em 127 Vca e 220 Vca. Este sistema de conversão atende pequenas cargas residenciais como rádio, TV, iluminação etc.
Kit móvel rádio transceptorO Kit móvel rádio transceptor é utilizado na Unidade Móvel Fluvial do SENAI AM para alimentação autônoma de um rádio transceptor destinado a comunicação de emergência entre uma comunidade isolada e uma sede municipal. Kit móvel de informáticaO Kit móvel de informática é utilizado na Unidade do SENAI - DF para alimentação autônoma de dois microcomputadores com conexão à internet através de um sistema de mini-modens GSM.
Kit móvel de sistema solar térmico para aquecimento de águaO Kit móvel de sistema solar térmico para aquecimento d’água trata-se de um sistema compacto com reservatório térmico de 125L e coletor de 1m2, montado em estrutura desmontável que permite ajuste de orientação/inclinação.  

Referências

Galdino, M.A. et al, 2010, "Criação de Quatro Centros de Demonstração de Energias Renováveis em diferentes regiões do país". In: Congresso brasileiro de Energia Solar, 3., Belém, Set.

Galdino, M.A. et al, 2007. "CRESESB – 10 anos de atividades visando o futuro". In: Congresso brasileiro de Energia Solar, 1., Fortaleza, Abr.

CRESESB, 2004. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. 1ª ed. Rio de Janeiro, Centro de Referência para Energias Solar e Eólica (Revisão 2004).

Instituto Nacional de Metrologia - INMETRO, 2009. Tabelas de Consumo/Eficiência Energética.

Seviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, 2010. Centro de Ações Móveis e Comunitárias (CAMC) – SENAI-AM.

Página 1/10
 

CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito / CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Av. Horácio Macedo, 354 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP 21941-911
Tel: 55 (21) 2598-6174 / 2598-6187 - Fax: 55 (21) 2280-3537 - E-mail:
(Atendimento de segunda à sexta, das 8:00 às 16:30)

Arte e Desenvolvimento Web: Bruno Montezano, 2014