PT        EN
logo Minit�rio de Minas e Energia
logo Eletrobras

0. Unidade de Demonstração Fluvial do SENAI de Manaus – AM

Última modificação: 15.01.2013
Índice [Esconder]

Texto adaptado de Galdino et al. (2010).

O Centro de Demonstração do SENAI de Manaus–AM está instalado na unidade móvel fluvial utilizada pelo SENAI pra cursos itinerantes ao longo dos rios da Região Norte. O Barco Escola Samaúma (Fig. 1) percorre a Região Norte ministrando cursos profissionalizantes às comunidades ribeirinhas principalmente dos municípios do Amazonas, mas atendendo também aos municípios do Pará, Acre e Roraima. A embarcação oferece várias categorias de cursos, entre eles os de panificação, mecânica, costura industrial, confeitaria, marcenaria, educação ambiental e informática, permanecendo cerca de 30 dias em cada município atendido (SENAI, 2010).

Detalhe da embarcação Samaúma

Figura 1 - Detalhe da embarcação Samaúma e localização dos painéis fotovoltaicos e sistema solar térmico.

O sistema fotovoltaico está montado em um laboratório localizado no segundo convés da embarcação, sendo que o painel fotovoltaico está instalado sobre a cobertura, em uma estrutura móvel, permitindo ajuste manual de inclinação e orientação de acordo com as condições do município onde a embarcação estiver fundeada, de forma a otimizar a conversão de energia.

O sistema solar térmico é do tipo compacto, também montado sobre a cobertura da embarcação em uma estrutura móvel que permite ajustes de forma a aquecer a água e manter o funcionamento do termosifão, independentemente do local onde a embarcação estiver fundeada. O consumo de água quente é muito pequeno, pois o sistema destina-se somente à demonstração e não terá uso efetivo.

As cargas previstas são: iluminação, frigobar, rádio transceptor HF e computador conectado à internet (caso a rede de telefonia celular do município permita). O sistema tem também um quadro sinótico mostrando as grandezas de interesse (foto na Fig. 2) e também a utilização de um piranômetro para medição da radiação solar instantânea.

Painel Fotovoltaico e Quadro Sinótico

Figura 2 - Fotos do Painel Fotovoltaico e quadro sinótico abordo do Samaúma.

As configurações dos sistemas do Samaúma são disponibilizadas na Tab. 1.

Tabela 1 - Características dos sistemas da embarcação Samaúma
Sistema elétrico Radiação solar 4,00 kWh/m2.dia
Consumo diário 1,2 kWh/dia
Tensão do sistema 24 Vcc
Painel Fotovoltaico 780 Wp (2s * 3p * 130 Wp)
Banco de Baterias 12,24 kWh (2s * 3p * 170 Ah @C20)
Aquecimento de água Caixa de água fria 100 L
Reservatório térmico 75 L
Coletor solar térmico 1 m2

Além disso, para demonstrações em terra, o Samaúma transporta ainda 3 kits móveis: sistema fotovoltaico para bombeamento d’água, sistema fotovoltaico de conversão de energia e sistema fotovoltaico para rádio transceptor.

O valor da radiação solar adotado da Tab. 1 refere-se ao menor índice médio mensal na Região Amazônica, segundo o Atlas Solarimétrico do Brasil (UFPE,2000).

Todos aos alunos atendidos pelo Samaúma recebem informações sobre os sistemas solares instalados na embarcação. Além disso, foi prevista para cada município atendido ao menos uma palestra específica para divulgação da tecnologia. A instalação do sistema possibilita livre acesso para visitação dos interessados ao laboratório onde se localizam os equipamentos do sistema fotovoltaico (baterias, controlador de carga e inversor), embora não haja acesso direto ao painel fotovoltaico devido sua localização na cobertura ser considerada perigosa para o público em geral. O sistema térmico, contudo, está montado na cobertura em local que permite o acesso de visitantes, em pequenos grupos (5 pessoas) para serem instruídos acerca do funcionamento do sistema.

Referências

Galdino, M.A. et al, 2010, "Criação de Quatro Centros de Demonstração de Energias Renováveis em diferentes regiões do país". In: Congresso brasileiro de Energia Solar, 3.,  Belém, Set.

UFPE, 2000. Atlas Solarimétrico do Brasil: Banco de Dados Terrestres. 1ª ed. Recife, Ed. Universitária da UFPE. ISBN 85-7315-142-0.

Página 0/0
 

CRESESB - Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito / CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
Av. Horácio Macedo, 354 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, CEP 21941-911
Tel: 55 (21) 2598-6174 / 2598-6187 - Fax: 55 (21) 2280-3537 - E-mail:
(Atendimento de segunda à sexta, das 8:00 às 16:30)

Arte e Desenvolvimento Web: Bruno Montezano, 2014